
Ficha Técnica
Título: Sem Título
Data: 1957
Autor(a): Lula Cardoso Ayres
Dimensões: Não catalogada
Técnica: Pintura
Materiais: Desconhecido
Localização: Salão Nobre

Sobre o Autor
Lula Cardoso Ayres (1910-1987) nasceu no dia 26 de setembro de 1910, no Recife, no estado de Pernambuco. Passou a sua infância em um sobrado à beira do rio Capibaribe, no bairro da Madalena. Aos doze anos, iniciou seus estudos de desenho e pintura, com o escultor e pintor alemão Heinrich Mozer (1886-1947), que era membro da Academia de Belas Artes de Munique, na Baviera, e que morava em Recife. Em 1925, viajou para Paris, onde conheceu as tendências dos movimentos artísticos modernos da Europa. Retorna ao Brasil em 1930, instalando-se no Rio de Janeiro, onde estudou pintura na Escola Nacional de Belas Artes e estabeleceu forte amizade com Cândido Portinari. Nesse período também aprendeu a desenhar modelos de gesso com o pintor Carlos Chambelland. No final de 1932, Lula retorna a Pernambuco e aproxima-se de Gilberto Freire. Em 1934, participou do Congresso Afro-Brasileiro, organizado por Freire e Ulysses Pernambucano, no Recife.
Na década de 1940, o artista inicia a sua fase de exposições. O seu primeiro mural, característica marcante de Lula Cardoso, foi encomendado pelo médico Artur Moura, para a sua clínica situada na Praça Chora Menino Lula, no Bairro da Boa Vista, em Recife. Seus murais estão espalhados por várias cidades do país: Recife, São Paulo, Santos, Salvador, Penedo, Maceió, Natal, entre outras. Os seus quadros fazem parte de acervos na Europa, América do Norte e América do Sul. Realizou exposições individuais em museus do país e no exterior, como no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, de São Paulo, de Salvador e no Palácio do Itamarati.
Além disso, foi professor durante 25 anos da Escola de Belas Artes - incorporada à Universidade Federal de Pernambuco. Nessa escola implementou o curso de Design e de Artes Gráficas. Após a sua morte, a família do artista fundou o Instituto Cultural Lula Cardoso Ayres, localizado no bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, onde estão reunidas suas produções artísticas e em design gráfico.

Sobre a Obra
Uma das obras mais emblemáticas da universidade. Esse painel ambienta o Salão Nobre da universidade. Ele foi pintado em 1957 e retrata a história da universidade, a partir de imagens que representam as áreas geográficas de Pernambuco e cenas ligadas à agricultura e à pecuária. Na época de sua idealização a UFRPE ofertava, na cidade de Recife, apenas os cursos de Agronomia e de Medicina Veterinária e por isso, sua identidade era essencialmente rural.