
Ficha Técnica
Título: Sem Título
Data: 1978
Autor(a): Inalda Xavier
Dimensões: 2,65m x 12,06m x 3cm
Talhador(a): Cristiano
Técnica: Talha
Materiais: Madeira
Localização: Prédio Otávio Gomes

Sobre a Autora
Inalda Xavier (1930 – 2017) nasceu em Jaboatão dos Guararapes, enquanto sua mãe visitava a cidade, mas viveu toda a sua vida no Recife. Formou-se no curso de graduação em Professorado de Desenho, em 1961, pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Pernambuco, tendo seu diploma assinado pelo artista plástico Murillo La Greca, diretor daquela Escola na época. Em 1974, realizou seu mestrado nos Estados Unidos, obtendo o título de Mestra em Ciências pela New Mexico State University. Inalda sempre teve como profissão o ensino de artes. Fez parte do quadro efetivo da rede estadual de professores do ensino primário e profissionalizante de 1958 a 1975, trabalhando com adolescentes e jovens na área artística. Nesse período, conheceu o jovem Francisco Neves, de quem foi professora e tutora, seu pupilo mais promissor. Ingressou na UFRPE, no dia 01 de março de 1960, como professora de ensino básico e técnico e tecnológico, ministrando aulas no curso de Licenciatura em Economia Doméstica e no Colégio Agrícola e Técnico da UFRPE.
Na litogravura é uma das artistas com maior contribuição no acervo da Oficina Guaianases de Litogravura que funcionou em Recife no período de 1974 a 1995. É importante destacar que todo o acervo da Oficina Guaianases foi digitalizada e disponibilizada no site Coleção Histórica da Oficina Guaianases de Gravura pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.
Inalda chegou a dividir um ateliê com a artista Ana Gonçalves, no bairro do Pina e realizou exposições individuais e coletivas em várias partes do mundo, como nos Estados Unidos, Espanha, França, Inglaterra, Alemanha, Japão, Romênia e Grécia. Destacamos a participação da artista nas exposições organizadas por Wilton de Souza, em 1962; Dom Helder Câmara, em 1963; Helio Grimberg, 1965 e Sebastião Barbosa, em 2002.

Sobre a Obra
A obra, datada de 1978, foi realizada a pedido do Reitor à época, o senhor Humberto Carneiro, apreciador das artes e professor do Departamento de Agronomia. A obra consiste em uma talha em madeira que retrata cenas do sertão nordestino, revelando a forte presença do papel feminino nesse contexto. Ressalta-se que a artista foi professora da UFRPE, com atuação no curso de Ciências Domésticas. Como artista, Inalda era reconhecida no cenário Pernambuco e mundial, a partir de suas obras de litografia e xilogravura.