
Ficha Técnica
Título: Sem Título
Data: 1986
Autor(a): Brigada Portinari
Dimensões: 1,90m x 3,94m e 2,60m x 2,75m
Técnica: Pintura Mural
Materiais: Tinta
Localização: Localizado na Copa da Biblioteca Central.

Sobre o Autor
A Brigada Portinari é um movimento de arte muralista que surgiu em Pernambuco no início dos anos de 1980, com forte engajamento político no processo de redemocratização do país, atuando em favor de candidaturas progressistas que se opunham aos representantes do regime de ditadura civil-militar iniciado em 1964. Inspirados pela arte muralista de outros países da América Latina, como Chile e México, os artistas da Brigada Portinari atuaram em campanhas políticas, a partir de 1982, pintando os muros do Recife, de Olinda e de outras cidades, como Palmares, Caruaru e Itamaracá.
A Brigada Portinari teve em seu elenco, em diferentes períodos diversos autores. Além de Luciano Pinheiro,, o arquiteto Ivaldevan Calheiros e artistas como George Barbosa, Clériston Andrade, Alves Dias, José Carlos Viana, Delano, Bárbara Kreuzig, Cavani Rosas, Maria Betânia, Lourenço Ipiranga, João Câmara, Ypiranga Filho, José Cláudio e Tereza Costa Rêgo, entre outros.

Sobre a Obra
Ela está localizada em uma sala nas dependências internas da Biblioteca Central da UFRPE. São, na verdade, duas pinturas de dimensões grandes: a primeira, com 1,90m de altura e 3,94m de largura, retrata trabalhadores agrícolas da colheita de cana-de-açúcar e crianças em um ambiente rural. Na parede ao lado, encontra-se outro mural medindo 2,60m de altura e 2,75m de largura, este retratando um cenário ambientado na academia, composto por imagens de estudantes e pesquisadores com pranchetas ou sentados em cadeiras.